Publicado por: Abscôndita | agosto 10, 2009

Aqui se vende mas não se fuma!

adesivo_antifumo_600x400Na madrugada do dia 06 para 07 de agosto à meia noite entrou em vigor a lei 13.541 de 07 de maio de 2009 no estado de São Paulo.

Antes de dar minha opinião sobre tão polêmica decisão do governo do estado tenho que ser sincera, sou fumante a 14 anos, confesso que ao freqüentar baladas, barzinhos e até mesmo na fila no ônibus fumava meu cigarrinho, mas ao mesmo tempo sempre tentei respeitar os não fumantes pois sei que a fumaça incomoda até mesmo a mim e também sempre respeitei os espaços delimitados para os fumantes e não fumantes assim como praças de alimentação e restaurantes enfim, eu assim como centenas (ou milhares talvez) de não fumantes temos consciência de onde podemos e não podemos fumar.

Agora voltando à lei do Serra:

Para quem não sabe a partir da data, horário e local já mencionados não se pode fumar mais em locais fechados, públicos ou privados, mesmo se não tiver uma parede sequer com um toldo sobre nossas cabeças, mesmo assim não se pode fumar. Mas peraí… Como a venda de cigarros é totalmente liberada, mesmo nos tais estabelecimentos que não se pode fumar? Como posso comprar meu cigarro e não posso fumá-lo? Qual a constitucionalidade desta lei? O fato de eu poder comprar algo e não poder usufruir do mesmo não pode ser considerada uma restrição de direitos?

Como disse concordo plenamente com o saco que é você não fumar e ter que conviver com a fumaça alheia, mas se não posso fumar por que me vendem? Outra coisa, baseado onde nosso digníssimo governador José Serra afirma veementemente que a fumaça de cigarros afeta tão fortemente os não fumantes já que não é possível uma comprovação eficaz devido ao alto índice de poluição e, pelo menos quem mora ou conhece a cidade de São Paulo (onde resido) sabe que não é preciso ir ao centro da cidade para ficar com a pele extremamente suja, a roupa empoeirada e o nariz seco devido à poluição. Então como conseguiram medir o quanto a fumaça do cigarro de terceiros afeta a saúde e quanto o grau da poluição afeta a mesma? Sinceramente, nunca vi ninguém dizer que fulano está com câncer de pulmão porque morava ao lado de uma fábrica que soltava fumaça preta 24 horas por dia mas já ouvi falar de neguinho que está com câncer porque morava com um fumante, mesmo se ambos estivessem em um bairro com uma fábrica destas.

Quero dizer que o cigarro é um vilão, sei disso sinto na pele sua vilania, mas é estupidez achar que é a causa de tudo, e se tiverem como provar que realmente o é porque não proíbem logo a venda?

Talvez uma solução mais amena fosse deixar a escolha dos donos dos estabelecimentos se naquele local pode-se ou não fumar assim ninguém poderá reclamar, pois já estará de sobreaviso.

Por que ao invés de fazer esta lei rígida e ditatorial o governo do estado não investe em uma campanha de educação anti-tabagismo e disponibiliza tratamento psicológico e remédios aos que querem deixar o cigarro?

A lei antifumo do Sr. José Serra não tem embasamento algum, não é estruturada, é totalmente eleitoreira e inconstitucional, mas o que me deixa mais triste é o povo, fumante ou não, apoiando esta lei hitlerista (exagerei?) e não percebem o real motivo dela:

Em 2010 é Serra na cabeça!!!

Em 2010 é Serra na cabeça!!!


Respostas

  1. Como não fumante eu adorei essa lei…afinal de contas os seus direitos terminam aonde começam os dos seus vizinhos…
    Fumar em local fechado é uma tremenda falta de educação!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. 11 de Setembro de 2009.

    Nenhum post há quase um mês!!!


Deixe um comentário

Categorias